sábado, 17 de setembro de 2016

Alguns pacotes do R que resolvem tarefas essenciais para várias áreas

O  R é hoje um dos programas estatísticos e de análise de dados mais utilizados (talvez não seja o melhor, mas sua relação eficiência/gratuidade atrai cada vez mais usuários).
Uma das suas funcionalidades é a disponibilidade de milhares de pacotes desenvolvidos por seus usuários que ajudam a resolver tarefas que são úteis para várias áreas (como finanças, microeconometria, análise do genoma humano, investigações sobre dados de crimes da internet etc.).
Entre estas tarefas encontram-se : (i)  a importação de dados; (ii) a conversão de dados de mapeamento para outro que seja mais amigável para o uso de ferramentas computacionais específicas; (iii) a agregação de dados; e (iv) a visualização de dados.
Sharon Machlis, a autora deste artigo na Computer World, selecionou os seus pacotes favoritos para lidar melhor com estas quatro tarefas. Sua seleção pode ajudar quem possui dúvidas em relação a elas.

Para quem deseja pesquisar sobre finanças computacionais e finanças quantitativas...

... este link do Arxiv é parada obrigatória.


quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Os cinco fatores que determinam a explosão do uso de gráficos de redes

Os gráficos de redes estão sendo cada vez mais utilizados em artigos científicos, notícias, sites etc.
Eles são construídos e analisados a partir de técnicas desenvolvidas pela teoria dos grafos, que é um ramo da matemática muito usado em áreas tão diferentes como finanças, física, neurociência, informática, sociologia e ciência política.
O artigo de Alex Woodie, do site Datanami, analisa os cinco fatores que determinam esta "explosão" deste tipo de ferramenta quantitativa.